Treinamento em imagem da Mama – Sírio Libanês / Ministério da Saúde

Aconteceu entre os dias 20 e 22 de setembro de 2013 o Curso de Ultrassonografia de Mamas – Módulo I do Hospital Sírio Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde.

O curso foi coordenado pelo médico baiano, radicado em São Paulo há mais de 10 anos, Dr. Crésio Flores Rolim e ministrado por uma equipe multidisciplinar com Radiologistas e Mastologistas. Tivemos aula com os Drs. Fábio Augusto Arruda de Oliveira, Sandro Vinícius Machado Melo, Fernanda Messeder Machado, Beatriz Baaklini Geronymo, Larissa Assad Moyses, Marco Antônio Costenero, além das participações das técnicas em aplicação da GE, Juliana Sanches e Roberta Fernandes.

Os médicos que participaram do treinamento foram encaminhados da região Norte/Nordeste através da indicação das Secretarias de Saúde dos Estados e todos atuam na rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um projeto de Filantropia do hospital Sírio Libanês com o Ministério da Saúde e visa melhorar o atendimento em diversas áreas da ultrassonografia na rede pública. Da Bahia, fomos em seis, eu (Manoel Sarno), Kleber Pimentel, Andréa Serafim, Daniela Cardozo, Cristiane Lima Verde e Ana Karina Kerckhof

O curso foi extremamente proveitoso, com abordagem atualizada dos temas, equipe jovem, dedicada e muito competente. Dentre os temas abordados, destacaria o Rastreamento Ultrassonográfico para Câncer de Mama, Avaliação das Lesões Mamárias Palpáveis e não Palpáveis, Alterações pós-cirúrgicas, Birads, Tomossíntese, Procedimentos Invasivos, Correlação Imagem e Biópsia, Condutas no Diagnóstico de Câncer, Inovações Tecnológicas e Perspectivas Futuras no Ultrassom Mamário com abordagem para a Elastografia. Discutimos a possibilidade desta nova tecnologia ser inclusa no novo Birads e a opinião consensual foi de que pode ser uma ferramenta importante no futuro, porém, ainda requer padronização universal para sua aplicabilidade prática.

Durante o treinamento prático, pudemos realizar exames complexos, correlacionar com outros métodos de imagem como a Mamografia e Ressonância Magnética, assim como, realizar punção com agulha grossa (core biopsy). Houve uma preocupação muito grande com a seleção dos casos e com o aprendizado.

Para os próximos, deixo a sugestão de aumentar o número de aparelhos de ultrassonografia para manter uma proporção de dois ou três médicos por aparelho. No mais, o curso foi fantástico.

Além de participar do curso, tivemos a oportunidade de conhecer e ficarmos impressionados com o serviço de Bioimagem do Hospital Sírio Libanês, conviver com pessoas de diferentes partes do Norte/Nordeste, todas extremamente simpáticas e dedicadas que irão, com certeza, levar mais conhecimento para os pacientes atendidos pelo SUS nos seus Estados.

Prof. Dr. Manoel Sarno

Depoimento do Prof. Dr. Manoel Sarno

Professor Adjunto de Obstetrícia da UFBA / Professor da Caliper Escola de Imagem / Médico Ultrassonografista do Hospital Geral Roberto Santos – Secretaria de Saúde da Bahia – SESAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses cookies to offer you a better browsing experience. By browsing this website, you agree to our use of cookies.
X
X
X