A Escola de Imagem Caliper realizou no último dia 19 de setembro, pelo sétimo ano consecutivo, o Simpósio de Empreendedorismo para Médicos Recém-Formados. O evento foi uma oportunidade única para quem está ingressando no mercado de trabalho, pois teve como objetivo proporcionar uma experiência inovadora, para complementar os ensinamentos da faculdade.
Foram discutidos temas como empreendedorismo, tributação e marketing médico. Estiveram presentes especialistas de áreas diversas como Dr. Adriano Argones, Advogado Tributarista e Especialista em Cooperativas e Tributações Médicas, Cláudio Urpia, Diretor da Agência de Marketing LeadOne e Especialista em Marketing Médico e Dr. Manoel Sarno, especialista em Ginecologia e Obstetrícia e diretor da Caliper.
Dr. Sarno falou sobre a importância de um evento como esse. “Durante a graduação os estudantes não têm nenhuma informação de como vão dar plantão, receber valores, como fazer e o que deve ser feito na publicidade médica, o que o código de médica proíbe em relação a isso, como ele pode atuar, as questões de direito tributário, estatuário e o que ele tem que pagar de impostos”, explicou. Outro ponto discutido pelo diretor da instituição foi sobre como os estudantes podem escolher suas especialidades, o local que vão atuar e ainda citou o senso demográfico médico, publicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
O especialista em Marketing Médico, Cláudio Urpia, falou sobre a publicidade médica, os desafios e regras, além de dar dicas e mostrar bons exemplos do que não se deve fazer. “Como são recém-formados, apresentei os conceitos básicos do marketing, as diretrizes do CFM e dei alguns exemplos do que se deve fazer explorando a técnica do “content marketing”, mais conhecido como marketing de conteúdo”, ressaltou. Durante a palestra também foram exibidas campanhas que foram punidas e médicos que sofreram com postagens inadequadas nas redes sociais.
Dr. Adriano Argones, advogado tributarista e especialista em cooperativas e tributações médicas, participou do evento desde a primeira edição. “É um evento interessantíssimo e inovador. Em geral os médicos costumam sair da faculdade com noções mínimas de assuntos empresariais e de mercado e nós tentamos passar de forma clara e simplificada as informações básicas para que os novos médicos possam enfrentar o mercado”, conta o advogado. Ele falou sobre aspectos tributários para deixar os recém-médicos atentos ao fato de que existem formas de reduzir, com segurança, a carga tributária, o que reflete em melhoria dos resultados da operação.
Para a recém-formada Mariana Porto, o VII Simpósio de Empreendedorismo para Médicos “abriu seus olhos”. “A perspectiva de mercado ministrada no dia do evento fez com que eu ingressasse no mercado muito mais preparada para o que está por vir e ciente dos encargos, benefícios e obrigações de ser médico, para além da medicina.